Densitometria Óssea
Densimetria óssea em Presidente Prudente no Centro Cadri. Você precisa realizar seu exame de densitometria óssea? Tire todas as dúvidas conosco!
Densimetria Óssea em Presidente Prudente
A densitometria óssea é o exame ideal para o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia por detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa.
O exame avalia a densidade mineral dos ossos, especialmente em partes como a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio, áreas que são mais sujeitas ao risco de fraturas.
Os aparelhos são sofisticados e apresentam duas vantagens importantes: rapidez e baixa exposição à radiação. É um teste não invasivo, rápido e não causa nenhum desconforto ao paciente.
Para que serve o exame de Densitometria Óssea?
Seu médico pode solicitar o exame de densitometria óssea para:
- Medir a densidade mineral óssea;
- Detectar a redução da massa óssea;
- Diagnosticar osteoporose;
- Verificar fraturas de colo de fêmur;
- Acompanhar o tratamento da osteopenia e osteoporose;
- Estabelecer o risco de possíveis fraturas;
- Avaliar fraturas vertebrais.
Quando a Densitometria Óssea é indicada?
O exame é indicado para:
- Mulheres acima de 40 anos, na transição menopausal;
- Mulheres com 65 anos ou mais;
- Mulheres que tiveram menopausa precoce;
- Mulheres com menos de 45 anos com deficiência estrogênica;
- Homens com 70 anos ou mais;
- Pessoas que fazem uso crônico de corticoides;
- Mulheres que fazem o uso prolongado de reposição hormonal;
- Qualquer pessoa que tenha quebrado um osso depois dos 50 anos;
- Mulheres de 50 a 64 anos com fatores de risco de desenvolver osteoporose;
- Homens de 50 a 69 anos com fatores de risco de desenvolver osteoporose.
Qual a importância da Densitometria Óssea?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de idosos com mais de 60 anos de idade chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050. No Brasil, em 2030, o número de pessoas idosas deve ultrapassar o total de crianças entre zero e 14 anos.
Com o envelhecimento da população, o exame de densitometria óssea, fundamental para pessoas acima com mais de 50 em geral, se torna um teste de diagnóstico por imagem imprescindível.
Isso porque depois dos 50 anos de idade as chances de perda de massa óssea e fraturas espontâneas aumentam, assim como o surgimento de osteoporose.
Com a densitometria óssea o médico consegue classificar o grau de perda de densidade óssea e diagnosticar de maneira precoce a osteopenia, evitando a osteoporose e possíveis fraturas, sendo parte do acompanhamento da saúde da pessoa idosa.
Como é feito o exame de Densitometria Óssea em Presidente Prudente?
O exame de densitometria óssea é bastante simples e indolor. O paciente é posicionado em uma mesa e o aparelho percorre a parte superior e inferior do corpo, gerando imagens que serão avaliadas posteriormente.
O aparelho emite radiação ionizante, porém, essa exposição à radiação é menor do que a das radiografias comuns por ser uma máquina bastante tecnológica.
As áreas do corpo geralmente avaliadas são a coluna lombar, o terço distal do rádio e a região proximal do fêmur. Isso porque são regiões sujeitas ao risco de fraturas.
A realização do exame é bastante rápida, durando em torno de 15 a 20 minutos.
A densitometria óssea não é indicada para gestantes.
Densitometria Óssea em Presidente Prudente
O Centro Cadri trata seus pacientes de forma humanizada e acolhedora, proporcionando um lugar com conforto, alta tecnologia e excelência no atendimento.
Telefone: (18) 3928-6161 ou WhatsApp: (18) 99603-4614.
Centro Cadri: há mais de 10 anos cuidando de você.
Agende seu exame de imagem com a gente!
No Centro Cadri, unimos inovação e precisão para oferecer diagnósticos rápidos e confiáveis. Com tecnologia de ponta e uma equipe especializada, garantimos a melhor experiência para sua saúde. Agende seu exame de imagem e conte com nossa dedicação em cada etapa do seu cuidado.