AVC: saiba o que você pode fazer para preveni-lo
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um problema de saúde que atinge cerca de 16 milhões de pessoas anualmente. No Brasil, os números de óbito chegam a 100 mil por ano, segundo o Ministério da Saúde.
O AVC não escolhe idade, podendo acometer jovens, adultos e idosos. Por isso, é fundamental adotar as medidas de prevenção o quanto antes.
Quer entender melhor? Então, acompanhe a leitura e saiba mais! Vamos lá?
O que é AVC?
O acidente vascular cerebral, ou derrame, é uma condição decorrente da obstrução ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, resultando na paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.
Apesar de ser mais comum em idosos, o AVC pode ocorrer em qualquer idade e em qualquer momento da vida. A doença é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.
Quanto mais rápida for a identificação dos sintomas e o diagnóstico, maiores são as chances de um tratamento mais eficaz, com recuperação completa, reduzindo as lesões no cérebro e o risco de sequelas. Vamos falar sobre os sinais do AVC no decorrer do texto.
Existem dois tipos de AVC. Entenda:
– Acidente vascular isquêmico: entupimento dos vasos sanguíneos cerebrais, é responsável por 80% dos casos de AVC;
– Acidente vascular hemorrágico: rompimento dos vasos sanguíneos, na maioria dos casos no interior do cérebro, provocando sangramento e o aumento da pressão intracraniana.
Quais são os sintomas?
Os principais sinais de alerta, são:
- Tontura, náusea;
- Confusão mental;
- Dificuldade para engolir;
- Alterações na fala e na visão;
- Perda de equilíbrio e fraqueza;
- Formigamento de um lado do corpo (face, braço, perna);
- Dor de cabeça súbita, intensa, e sem causa aparente.
Como prevenir o AVC?
Idade, predisposição genética e gênero são alguns dos fatores de risco que não podem ser modificados. Entretanto, há uma série de outros fatores, como hipertensão, diabetes, altos níveis de colesterol, entre outros, que podem ser evitados, basta preveni-los.
- Beba água;
- Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras;
- Mantenha um peso saudável;
- Monitore os níveis de glicose e colesterol;
- Faça atividades físicas;
- Mantenha a pressão arterial sob controle;
- Pare de fumar e diminua o consumo de bebidas alcoólicas;
- Controle o estresse;
- Diminua o consumo de carnes vermelhas, gorduras saturadas, açúcares e frituras;
- Faça exames de rotina.
Faça o teste SAMU
Uma das formas de identificar o AVC é por meio do teste SAMU. Entenda como aplicá-lo:
Sorriso – peça para a pessoa sorrir e verifique se um dos lados do rosto não mexe;
Abraço – peça um abraço e verifique se a pessoa não consegue levantar ou mover um dos membros;
Música – cante a frase de uma música, peça para a pessoa repetir e verifique se ela está enrolando as palavras;
Urgente – chame uma ambulância ou vá a um pronto atendimento especializado.
Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico
O diagnóstico do AVC é feito por meio da avaliação das evidências clínicas e exames de diagnóstico por imagem.
É imprescindível que o tempo de entrada no setor de emergência até a confirmação por exame de imagem seja o mais curto possível.
O exame de tomografia computadorizada é o mais solicitado para a identificação do AVC. Os resultados rápidos permitem a visualização de imagens internas da cabeça, auxiliando na identificação da lesão causadora do derrame.
Outro exame bastante utilizado é a ressonância magnética, que oferece imagens detalhadas sobre a saúde dos vasos sanguíneos, além de possibilitar que o médico verifique o tamanho e a localização da área afetada.
Exames complementares como ultrassonografia das artérias vertebrais e das carótidas e angiografia podem ser solicitados para verificar se há problemas em outras partes do corpo e também identificar possíveis chances de outro acidente vascular cerebral acontecer.
Nós, do Centro Cadri, tratamos nossos pacientes de forma humanizada e acolhedora, proporcionando um lugar com conforto, alta tecnologia e excelência no atendimento, respeitando a individualidade e necessidades de cada um desde o primeiro contato.
Agende seu exame pelo site clicando aqui. Se preferir entre em contato conosco: Telefone: (18) 3928-6161 ou WhatsApp: (18) 99603-4614.
Centro Cadri: há mais de 10 anos cuidando de você.