Dor de cabeça constante: o que pode ser?
Está sentindo dor de cabeça constante? O sintoma pode ser um sinal de alerta para algo mais preocupante.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 75% dos adultos têm ao mesmo um episódio de cefaleia a cada ano.
Quando esse sintoma se torna crônico, o ideal é buscar ajuda médica para avaliar e tratar adequadamente. E o que pode estar causando o problema? Entenda nas próximas linhas!
Dor de cabeça constante
Todos nós já sentimos dor de cabeça ao menos uma vez durante a vida. Normalmente, é um pequeno incômodo que pode ser aliviado com analgésicos de venda livre.
Mas, e se as dores de cabeça forem constantes, ocorrendo quase todos os dias?
A dor de cabeça constante, ou crônica — quando persiste por 15 dias ou mais — causa um grande impacto negativo e pode interferir nas atividades do dia a dia.
Adultos e crianças podem sofrer com o problema. E o que pode estar causando esse desconforto? Entenda a seguir.
O que pode causar dor de cabeça constante?
Doenças oculares
Não há dúvidas de que a visão é um dos sentidos mais importantes do corpo. Na realidade, ele é responsável por 85% das informações processadas no cérebro.
Alterações na visão, como erros de refração, tais como a hipermetropia, miopia e astigmatismo, por exemplo, podem causar dor de cabeça constante, já que a pessoa força a vista para enxergar.
Estresse
O estresse é uma resposta do organismo a um estímulo, sendo descrito como uma defesa natural do corpo. Mas, o estresse tem relação com a dor de cabeça?
Cerca de 50% a 70% das pessoas que sofrem com dor de cabeça, têm associação significativa entre os níveis altos de estresse e o desencadeamento das crises.
O corpo reage ao estresse liberando uma série de peptídeos e hormônios, como o CGRP, uma substância que dispara as crises de enxaqueca.
O estresse crônico pode gerar dor de cabeça constante. Tratar o estresse é uma das maneiras de aliviar os sintomas relacionados ao desconforto.
Má alimentação
Existem alimentos estimulantes como café, chocolate, energéticos e refrigerantes, por exemplo, que podem causar dor de cabeça, especialmente em pessoas predispostas ao problema.
Além disso, se você fica longos períodos sem comer, pode ter dor de cabeça constante.
Jejuar por muito tempo pode causar hipoglicemia, uma queda da glicose no sangue, que causa, além da dor de cabeça, fraqueza, sudorese, mal-estar, entre outros sintomas.
Bruxismo
Tem acordado sentindo dor de cabeça, sem entender o motivo?
Além das consequências dentárias, como dentes desgastados, o bruxismo pode ser a causa da dor de cabeça constante.
Isso ocorre em função de problemas na articulação mandibular, como a síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).
O bruxismo é um distúrbio que provoca ranger ou um forte apertar dos dentes involuntários, durante o sono ou até mesmo no decorrer do dia, sem nenhum objetivo funcional.
Alterações hormonais
É bem comum que alterações na concentração hormonal causem dor de cabeça constante.
Tensão pré-menstrual (TPM) e gravidez são situações que podem causar esse desequilíbrio hormonal.
Outras causas de dor de cabeça constante
Se você sente uma dor de cabeça constante, que começou leve e se intensificou ao longo dos meses, pode significar um quadro mais grave. São eles:
- Tumores;
- Hidrocefalia
- Hematomas pós-traumáticos, entre outras causas.
Se dor de cabeça é aguda, ou seja, começa repentinamente, e é muito intensa, pode ser sinal de rompimento de aneurisma, trombose venosa, meningite ou uma crise de hipertensão.
Quais são os tipos de dor de cabeça?
As dores de cabeça, ou cefaleias, são divididas em 14 categorias e em mais de 150 classificações específicas pelo Sistema de Classificação Internacional de Cefaleias.
Quais são os tipos mais comuns de dor de cabeça?
- Enxaqueca. Dor unilateral e pulsátil, que pode variar de intensidade. Normalmente, é acompanhada por náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e aversão a barulhos.
- Cefaleia tensional. Geralmente, a dor é bilateral e ocorre na região da testa e/ou da nuca.
- Cefaleia em salvas. Dor unilateral intensa, que surge em crises.
- Cefaleia cervicogênica. É uma dor que se origina nas vértebras da coluna cervical superior, próximas à cabeça. Normalmente unilateral, a dor é sentida na nuca, irradiando até a região das têmporas e atrás dos olhos.
- Dor de cabeça associada a sinusite. A inflamação do revestimento mucoso dos seios nasais pode causar sintomas como dor de cabeça, como uma sensação de pressão na região da testa ou dos maxilares.
Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico
O diagnóstico da dor de cabeça constante é feito por meio de uma estratégia de exclusão.
Isso significa que são feitos exames complementares, como os de imagem, que auxiliam a descartar possíveis causas do sintoma, até que se chegue a um diagnóstico definitivo.
Eles incluem:
- Ressonância magnética do crânio;
- Angiotomografia ou angiorressonância arterial ou venosa.
A tomografia computadorizada do crânio é usada para descartar possíveis hemorragias e tumores cerebrais.
Já a ressonância magnética do crânio pode ser acompanhada por uma angiorressonância arterial ou venosa, exame que avalia as artérias e veias da cabeça.
É indicada nos casos de suspeita de aneurisma e trombose venosa cerebral, por exemplo.
Ainda há uma outra opção, onde o médico solicita a combinação de uma ressonância magnética com uma tomografia computadorizada.
Os exames de imagem indicados variam conforme os sintomas relatados e a avaliação clínica feita pelo médico.
Seja qual for o caso, o ideal é buscar assistência médica o quanto antes. Se automedicar pode, a longo prazo, agravar os sintomas.
Exames de imagem em Presidente Prudente
O Centro Cadri trata seus pacientes de forma humanizada e acolhedora, proporcionando um lugar com conforto, alta tecnologia e excelência no atendimento.
Agende seu exame pelo site clicando aqui. Se preferir entre em contato conosco:
Telefone: (18) 3928-6161 ou WhatsApp: (18) 99603-4614.
Centro Cadri: há mais de 10 anos cuidando de você.