Pedra na bexiga: 8 sintomas e o que fazer

A pedra na bexiga é um problema que pode causar bastante dor e prejudicar o bem-estar.
Você suspeita que está com a pedra na bexiga? Então, continue lendo e entenda mais sobre a condição e os sintomas que ela causa.
Pedra na bexiga
A urina é composta por água, toxinas e sais minerais, como o sódio e cálcio. A pedra na bexiga, também chamada de cálculo vesical, é a formação de pequenas pedras compostas por sais minerais.
Quando o paciente sofre com retenção urinária, incapacidade de esvaziar a bexiga completamente ou parcialmente, a urina rica em sais minerais parada dentro da bexiga começa a se aglomerar e dá início a formação das pedras.
As pedras na bexiga pequenas podem ser eliminadas por meio da urina. Em outros casos, é possível que as pedras tenham vindo dos rins, descendo pelo ureter até a bexiga e com o tempo, podem aumentar de tamanho, causando sintomas.
Quando as pedras não são expelidas naturalmente, é necessário removê-las com tratamento médico para aliviar os sintomas.
Quais os sintomas de pedra na bexiga?
Como mencionamos acima, algumas pedras podem ser pequenas e expelidas pela urina naturalmente, sem causar sintomas.
No entanto, quando a pedra na bexiga aumenta de tamanho, o paciente pode notar os seguintes sintomas e sinais:
- Dor ao urinar;
- Dor no abdômen, na lombar, no quadril e/ou pelve;
- Jato de urina fraco;
- Urina que sai em fluxos curtos
- Interrupção da micção sem que a pessoa deseje;
- Presença de sangue na urina;
- Febre;
- Mal-estar.
O que causa a pedra na bexiga?
A formação das pedras na bexiga pode estar relacionada a outras condições que causam a incapacidade de esvaziar a bexiga completamente ou parcialmente.
Malformações congênitas e problemas que causam o aumento da próstata, como a hiperplasia prostática, costumam ser a causa do resíduo urinário alto na bexiga.
As pedras nos rins são mais comuns nos homens, porém, as mulheres também podem sofrer com o problema, seja por estenose no canal ou outros problemas na bexiga.
Veja também: Pedras nos rins: é possível prevenir?
Como é feito o diagnóstico da pedra na bexiga?
Se você suspeita de pedra na bexiga, deve procurar ajuda médica o quanto antes para tratar adequadamente e evitar possíveis complicações.
O diagnóstico de pedra na bexiga é feito com base na avaliação clínica, exames clínicos, como exame de urina e exames de imagem, como o ultrassom das vias urinárias.
O exame de ultrassom das vias urinárias permite que o médico verifique se há ou não a presença de pedras na bexiga.
O médico também pode solicitar uma tomografia computadorizada da pelve para localizar as pedras na bexiga, avaliar suas dimensões e densidade. O exame também possibilita a avaliação de possíveis complicações, como a obstrução do trato urinário.
A Uroressonância magnética (ressonância magnética) pode ser necessária em alguns casos, adicionando informações importantes na avaliação do trato urinário.
Como prevenir as pedras na bexiga?
Uma das formas de prevenir a formação de pedras na bexiga, e até mesmo nos rins, é ingerir uma boa quantidade de líquidos diariamente, especialmente água. Isso pode evitar o acúmulo de sais minerais na bexiga.
Além disso, os homens devem realizar o tratamento adequado da hiperplasia prostática para reduzir as chances de resíduo urinário na bexiga.
Exames de imagem em Presidente Prudente
O Centro Cadri trata seus pacientes de forma humanizada e acolhedora, proporcionando um lugar com conforto, alta tecnologia e excelência no atendimento.
Agende seu exame pelo site clicando aqui. Se preferir entre em contato conosco:
Telefone: (18) 3928-6161 ou WhatsApp: (18) 99603-4614.
Centro Cadri: há mais de 10 anos cuidando de você.