Ressonância Multiparamétrica da Próstata: como se preparar e como é feita?
Você precisa realizar sua ressonância multiparamétrica da próstata? O exame é uma forma não invasiva de avaliar alterações na próstata e detectar de maneira precoce o câncer de próstata, propiciando um tratamento mais eficaz.
Saiba mais sobre a ressonância da próstata nas próximas linhas e tire suas dúvidas com o Centro Cadri!
O que é a Ressonância Multiparamétrica da Próstata?
A ressonância magnética é um exame não invasivo e que pode ser realizado em todas as regiões do corpo humano permitindo ao médico radiologista muita clareza da anatomia e do tecido doente.
A ressonância magnética multiparamétrica é um tipo específico de ressonância com protocolo dirigido para estudo detalhado da próstata auxiliando no diagnóstico precoce dos tumores prostáticos.
Para que serve a Ressonância Multiparamétrica da Próstata?
O exame de próstata (toque retal), o exame de PSA (antígeno prostático específico) e a biópsia guiada por ultrassonografia transretal são frequentemente usados como ferramentas de triagem, diagnóstico e acompanhamento do câncer de próstata.
No entanto, a sensibilidade e especificidade destes métodos é limitada.
Nos últimos anos, a ressonância multiparamétrica, ganhou espaço no manejo do câncer de próstata e sua indicação tem crescido constantemente com resultados promissores no diagnóstico, localização, estratificação de risco e estadiamento da doença.
É importante saber que apenas o exame de ressonância magnética não pode diagnosticar o câncer de próstata. Mas, o exame auxilia o médico nos seguintes casos:
- Avaliar a área da próstata com suspeita de câncer;
- Avaliar metástase;
- Avaliar estadiamento do câncer;
- Orientar biópsias, caso haja necessidade;
- Na escolha do tratamento mais adequado para o paciente;
- Monitorar a resposta do paciente às terapias adotadas;
- Na investigação de recidivas locais, entre outros.
O exame de ressonância da próstata também é usado para acompanhamento de câncer com baixa agressividade.
Ou seja, é usado no acompanhamento de casos em que o paciente está em protocolo de vigilância ativa, reduzindo o número excessivo de biópsias em pacientes que se submeteram a cirurgia e/ou radioterapia.
Quando a Ressonância da próstata é indicada?
O exame de ressonância multiparamétrica da próstata é solicitado caso o exame de próstata ( toque retal ) indique alterações ou aumento da próstata ou o exame de PSA (exame de sangue) aponte níveis alterados de Antígeno Prostático Específico.
O Antígeno Prostático Específico é uma proteína produzida pela próstata e seus níveis alterados podem indicar a presença de câncer.
Neste caso, o médico pode partir para os próximos passos e solicitar exames de imagem para complementar o diagnóstico, como o ultrassom da próstata e a ressonância multiparamétrica da próstata.
Ressonância Magnética e câncer de próstata
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum na população masculina com mais de 50 anos de idade, sendo cerca de 75% dos casos diagnosticados em homens com mais de 65 anos.
Como o câncer de próstata pode não manifestar sinais e sintomas em fases iniciais, as visitas regulares ao urologista e os exames de check-up a partir dos 50 anos, como o exame de toque retal e o PSA auxiliam a identificar o câncer de maneira precoce.
A ressonância multiparamétrica da próstata também é uma importante ferramenta, não invasiva, para diagnóstico e acompanhamento de casos de pacientes com câncer de próstata.
Os exames de check-up devem ser realizados conforme orientação do seu médico, em periodicidade recomendada para você, avaliada individualmente. Se há histórico familiar de câncer de próstata, pode ser necessário realizar exames mais cedo, a partir dos 40 anos.
Como é feita a Ressonância Multiparamétrica da Próstata?
O exame de ressonância da próstata é rápido, seguro e indolor.
Durante a realização do exame, você deita de costas em uma mesa que desliza para dentro da máquina de ressonância magnética.
É preciso evitar movimentos do corpo durante a realização do exame, pois isso afeta a qualidade das imagens adquiridas.
A realização do exame geralmente leva até 20 minutos.
Como se preparar para realizar a Ressonância da Próstata?
Aprenda a se preparar para realizar o exame de ressonância da próstata no Centro Cadri:
- Jejum de 4 horas. Você pode tomar seus medicamentos com água e até uma hora antes do exame;
- Não use brincos, colares, anéis, pulseiras, cintos, piercings e outros acessórios metálicos no dia do exame;
- Trazer exames anteriores da região examinada;
- Chegar 30 minutos antes do horário agendado.
Existe alguma contraindicação?
Pacientes que usam marca-passo, próteses auriculares ou injetores automáticos de insulina devem avisar o atendente no momento do agendamento do exame para recomendações especiais.
Consulte um de nossos especialistas caso tenha dúvidas se você pode fazer este exame.
O que é uma Ressonância Magnética com contraste?
O contraste é uma substância que auxilia o médico radiologista a avaliar melhor determinada região para identificar alterações com maior precisão.
Se o seu exame de Ressonância Magnética exige o uso de contraste, um profissional habilitado deve inserir um cateter intravenoso em uma das veias da mão ou braço para introduzir o líquido.
Onde fazer a Ressonância Multiparamétrica da Próstata em Presidente Prudente?
O Centro Cadri trata seus pacientes de forma humanizada e acolhedora, proporcionando um lugar com conforto, alta tecnologia e excelência no atendimento.
Faça sua ressonância da próstata conosco.
Telefone: (18) 3928-6161 ou WhatsApp: (18) 99603-4614.
Centro Cadri: há mais de 10 anos cuidando de você.